equoterapia

Atendemos 4 programas: Hipoterapia, Educação/Reeducação, Pré-esportivo e Prática esportiva

A equoterapia é um método terapêutico de grande aplicabilidade e com a possibilidade de atuações multiprofissionais. Transita-se pelo cavalo, profissionais da saúde como fisioterapeutas, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, estes profissionais atendem crianças, jovens e adultos que necessitem de sua atuação profissional tendo o cavalo como um belo recurso.

Dentro da equoterapia existe também a atuação Educacional, onde profissionais como, pedagogos, professores de educação física e psicopedagogos utilizam o cavalo e seu ambiente equestre para serem trabalhados estímulos a novos raciocínios, a linguagem, a resoluções de problemas, o pertencimento de grupos sociais, a memória, o planejamento, o estímulo a ideias, enfim, uma grande gama de atuações.

Fechando a multiprofissionalidade dentro da equoterapia, os profissionais da área de equitação também podem e devem atuar, no CIENT contamos com quatro profissionais da “área do cavalo”, como dizemos. Dentre suas atuações o profissional de equitação deverá estar apto para fazer parte da equipe, treinando pré-atletas e atletas paraequestres, e todo tipo de esportistas especiais.

A equoterapia é ampla e maravilhosamente complexa, pois atende o ser humano em suas diversas necessidades, a ANDE-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) a resume como:

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

No CIENT para todos os atendimentos, é realizada anteriormente uma avaliação multiprofissional especifica, e é aberto um prontuário para evoluções, a soma de diversas profissões deixa a sessão de equoterapia muito mais potente, pois abrange mais áreas de atuações para o praticante, isto é conseguido no CIENT, através de nossas reuniões de equipe semanais de 3horas de duração. Nestas reuniões dialogamos as necessidades e linhas de atuações para o praticante, somente profissionais habilitados sabem indicar a melhor intervenção dentro da equoterapia.

Nossas sessões:

Tem duração de 45 minutos, e inicia-se com o planejamento das atividades, ao encontrar o cavalo o praticante irá cuidar do animal, chamamos de manejo, e podem ser tarefas variadas como escová-lo, ou alimentá-lo, ou limpar e organizar seu ambiente e materiais. O cavalo estimula sensações muito primitivas em nós humanos, e que através do tato, da audição, do olfato e da visão nos modifica rapidamente quando estamos perto dele (entradas sensoriais).

Em apenas dez minutos de contato com animais, o organismo humano libera dopamina, betaendorfina, dentre outras substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar físico e mental.

Depois de estar com o cavalo e seu ambiente, depois de encilha-lo é a hora da montaria, um momento muito rico onde os profissionais tem grande atuação.

Somente estando montado no cavalo ao passo o praticante estará recebendo uma infinidade de estímulos físicos, sensoriais, emocionais e sociais.

Citando um estímulo físico para o praticante montado: o cavalo ao passo realiza ciclos de movimentos que se assemelham aos movimentos da marcha humana, pois o dorso do cavalo realiza um movimento tridimensional: para frente e para trás; para o lado e para outro; para cima e para baixo. Isso requer do praticante reações de equilíbrio e de retificação postural para que possa se manter sobre ele. Esse movimento é transmitido ao cérebro do praticante pelas inúmeras terminações nervosas aferentes. O cérebro, por sua vez, manda informações ao corpo para que novos ajustes motores sejam realizados por meio do comportamento adaptativo, que é resultante também dos estímulos sensoriais da Equoterapia.

Citando um estímulo sensorial com o praticante montado: O movimento do cavalo transmite ao praticante estímulos vestibulares e o obriga a fazer modulações proprioceptivas para se manter sentado no cavalo, estas modulações proprioceptivas são responsáveis pela noção corporal, equilíbrio, força, peso, noções necessárias para mantermos movimentos e ações no dia a dia.

Citando um estimulo emocional para o praticante montado: o praticante ao montar em cima de um cavalo tem a possibilidade de estar em um lugar acima de todos, inclusive do seu terapeuta, e tem a possibilidade de tomar as rédeas de sua vida, mesmo de forma assistida na terapia ele olha adiante, para frente.

Citando um estímulo social para o praticante montado: a participação da família, assistindo este praticante, o cavalo e todo seu simbolismo de força e doçura, o pertencimento ao estilo ao “mundo do cavalo”, a participação em apresentações e eventos.

Para que tudo isto ocorra de forma harmônica e profissional/técnica, deve-se ter uma equipe coesa e que trabalha de forma transdisciplinar, desta forma a sessão será prazerosa, cheia de potenciais terapêuticos, sem perder a essência do encontro especial do praticante e seu cavalo.

INDICADO PARA TODAS AS IDADES!

© 2018 Equoterapia Cient - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Cauli Comunicação